Aras diz que prioridade do MPF é enfrentar crime organizado internacional

Procurador-geral da República afirma que há sinais que o Brasil sofre ataque coordenado por organizações estrangeiras e nacionais

Da redação com Agência Brasil

Aras diz que MPF terá prioridade em enfrentar crime organizado internacional Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aras diz que MPF terá prioridade em enfrentar crime organizado internacional
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Augusto Aras, procurador-geral da República, afirmou que Ministério Público Federal terá a missão de enfrentar o crime organizado internacional em 2023. Em vídeo publicado nesta sexta-feira (6), Aras citou que há sinais de que o Brasil sofre ataque coordenado de quadrilhas do exterior, em conjunto com nacionais. 

Para ele, 2023 é o grande ano dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, ou Gaecos federais. “Estaremos com todos concluídos e esses Gaecos estarão a partir de 2023 em conexão com os Gaecos estaduais, as polícias federais, estaduais e com toda a estrutura do sistema de Justiça no combate ao crime organizado”, explica. 

Aras também pretende manter a reestruturação do MP.  Para ele, para ter unidade no combate ao crime e manter a cultura da instituição. “Especialmente que a cultura do MP volte ao seu lugar de uma instituição dotada de unidade, com respeito, em que tudo funcione de forma adequada e que jamais tenhamos uma força-tarefa que criminalize a política”, analisa. 

No vídeo, ele faz um balanço do trabalho no MPF e comentou que a gestão dele foi bem-sucedida em reestruturar o ministério. “Concluímos a reestruturação do MPF em todo o Brasil. O Ministério Público que encontrei tinha ? ou um pouco mais de toda sua estrutura de pessoal e de material entre o sul de minas e o Rio Grande do Sul, com procuradores distantes um do outro e o norte e nordeste com menos procuradores", disse. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais