A Arábia Saudita anunciou que irá enviar a primeira mulher astronauta para a Estação Espacial Internacional. Segundo a imprensa estatal, Rayyana Barnawi acompanhará o astronauta Ali Al-Qarni em uma missão que está prevista para ocorrer no segundo trimestre de 2023.
O objetivo da missão, segundo a imprensa saudita, é de contribuir para a pesquisa científica. A mídia do país informa que os astronautas vão se juntar à equipe da missão espacial AX-2nem um voo que será lançado dos Estados Unidos. Caso haja problemas com os dois astronautas, Mariam Fardous e Ali Al-Gamdi assumem a missão, mantendo a novidade de enviar uma mulher saudita ao espaço.
O envio da primeira mulher astronauta para o espaço é mais uma das ações da reforma política do príncipe Mohammed bin Salman, que procura mudar a imagem conservadora do país.
Desde a chegada ao poder em 2017, o príncipe permitiu que mulheres dirigissem, viajassem ao exterior sem acompanhamento de homens e aumentou a participação das mulheres no mercado de trabalho. A proporção, segundo a imprensa saudita, aumentou de 17% para 37% desde 2016.