Após STF tornar Bolsonaro réu, Tarcísio reitera que é candidato à reeleição ao governo de SP

Governador, tido como substituto do ex-presidente para as eleições de 2026 desde sua inegibilidade, disse estar 'focado no Estado e no projeto de São Paulo'

Estadão Conteúdo com Redação

Após STF tornar Bolsonaro réu, Tarcísio reitera que é candidato à reeleição ao governo de SP
Aliado de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas disse ser candidato à reeleição ao governo paulista
Paulo Pinto/Agência Brasil

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta quinta-feira (27) que o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter tornado o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado não muda em nada seus planos para a eleição geral de 2026. "Não tem isso. Eu sou candidato à reeleição no Estado de São Paulo, estou focado no Estado e no projeto de São Paulo", afirmou.

A declaração a jornalistas foi realizada após o evento de inauguração da unidade Piracicaba II, fábrica de embalagens da Klabin na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. O governador do Estado disse também nesta quinta-feira ter confiança de que o ex-presidente da República vai "provar sua inocência".

Depois da sessão da Primeira Turma do STF que tornou o ex-presidente réu, o governador paulista chamou Bolsonaro de “maior liderança política do Brasil”. Para o governador, “esse não é o primeiro e não será o último desafio a ser enfrentado, mas sabemos também que a verdade prevalecerá e sua inocência será comprovada”.

“Estou certo de que Bolsonaro conduzirá esse processo com a coragem que sempre motivou todos ao seu redor. Siga contando comigo e com os milhões de brasileiros que estão ao seu lado”, publicou o governador.

Com a inegibilidade de Bolsonaro, Tarcísio vem sendo reiteradamente apontado como nome para representar a direita no pleito do ano que vem – o que vem sendo rechaçado pelo ex-presidente, que já se colocou como líder “incontestável” da direita.

Nesta semana, em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, o ex-presidente disse que só passaria o bastão “depois de morto”. Tarcísio, por sua vez, afirmou que estaria com Bolsonaro ”até debaixo d'água".

"Meu papel é ajudar o presidente até o fim e ajudar o grupo aqui em São Paulo. Não tem passagem de bastão coisa nenhuma. Meu candidato a presidente da República é Jair Bolsonaro e eu sou candidato à reeleição em São Paulo”, declarou o governador. 

Tópicos relacionados

Mais notícias