A Pfizer informou nesta quarta-feira (30) que irá avaliar a possibilidade de solicitar no Brasil o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 produzida pela empresa norte-americana em parceria com o laboratório alemão BioNTech.
As informações são de Larissa Arantes, da BandNews FM. Representantes da Pfizer se reuniram hoje com diretores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e classificaram a reunião como positiva.
Em nota, a Pfizer destacou que, diante dos esclarecimentos feitos pela agência, a empresa entendeu que há a possibilidade de a Anvisa modular pontos específicos do chamado Guia de Submissão para Uso Emergencial, permitindo uma maior agilidade para a análise desse tipo de solicitação.
O laboratório informou ainda que, em paralelo, dará continuidade ao processo de submissão continua junto à agência, em busca de uma rápida aprovação do registro de sua vacina.
O encontro em Brasília encerrou uma semana de tensão entre as partes. Na última terça-feira, a Pfizer havia declarado que não solicitaria o uso emergencial no país e culpou as condições exigidas pela Anvisa. O Ministério da Saúde rebateu a empresa na quarta. Já no fim do dia, a agência mudou as regras para aprovação do uso emergencial das vacinas.
Veja também: Fiocruz vai entregar pedido da vacina de Oxford à Anvisa