Após assembleia, sindicato aprova fim da greve do Metrô de São Paulo

Sindicato dos Metroviários diz que a operação será retomada em 100% ainda na manhã desta sexta-feira (24)

Da Redação

Após assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (24), o sindicato dos metroviários aprovou o final da greve do Metrô de São Paulo, que já estava no segundo dia de paralisação total ou parcial. No momento, todas as linhas estão operando normalmente. .

A paralisação dos metroviários atingiu as linhas '-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do monotrilho. Decisão segue orientação da presidente do sindicato Camila Lisboa, que fez um discurso em defesa da proposta. Segundo o Sindicato dos Metroviários, a operação será retomada em 100% ainda na manhã desta sexta-feira (24). 

“O Metrô vai retomar a operação em sua totalidade, com retorno de 100% do efetivo às atividades, após o Sindicato dos Metroviários aceitar a proposta da Companhia para encerrar a greve. A companhia aguarda o retorno dos colaboradores às suas funções para normalizar completamente suas operações”, informou o governo de São Paulo. 

A proposta que foi aceita com apenas 21 votos de diferença, traz a oferta do pagamento de abono compensatório da PR 2020, 2021 e 2022 no valor de R$ 2.000 no dia 14 de abril; a continuidade do Programa de Participações nos Resultados de 2023, com pagamento de 2024; além das garantias de que nenhum empregado sofrerá desconto por falta em virtude da greve e que ninguém será punido pela retirada do uniforme.

No momento da publicação desta reportagem, o Metrô de São Paulo monta o plano de retomada das operações com o fim da greve dos metroviários. A volta à normalidade depende da chegada dos funcionários aos postos de trabalho.

Veja a situação atual das linhas do Metrô: 

Linha 1-Azul: entre Tucuruvi e Jabaquara;

Linha 2-Verde: entre Vila Madalena e Vila Prudente;

Linha 3-Vermelha: entre Vermelha: entre Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda;

Linha 15-Prata: Vila Prudente e Hospital C. Tiradentes.

Todas as linhas da CPTM e de ônibus operam normalmente. Segundo a companhia, o Expresso da Linha-10 volta a circular no horário de pico já na tarde desta sexta-feira. 

Mesmo com a decisão de finalizar a greve do Metrô, o rodízio municipal de veículos de São Paulo para esta sexta-feira (24) segue suspenso durante todo o dia. Continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF); e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus, conforme sinalização. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.