Apagão cibernético: Microsoft estima que pane afetou 8,5 milhões de dispositivos

Em comunicado divulgado neste sábado (20), empresa detalhou medidas de segurança adotadas e informou que deslocou centenas de engenheiros para atuar na restauração dos serviços

Da redação

Apagão cibernético afeta serviços ao redor do mundo
Reprodução

Após um apagão global cibernético atingir diversos serviços no mundo todo e paralisar aeroportos, sistemas de banco e empresas, a Microsoft informou, em um comunicado divulgado neste sábado (20), que a pane afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows.

Segundo a empresa, atualizações de software podem, ocasionalmente, causar problemas, mas incidentes significativos como o evento da CrowdStrike são raros.

A CrowdStrike, que tem sede no Texas, nos Estados Unidos, fornece seus serviços de cibersegurança para as maiores empresas do mundo, entre elas a Microsoft, onde parte do problema ocorreu.  

"Atualmente, estimamos que a atualização da CrowdStrike afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, ou menos de 1% de todas as máquinas Windows. Apesar do pequeno percentual, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o uso da CrowdStrike por empresas que executam muitos serviços críticos", diz o comunicado da Microsoft.

A empresa informou ainda que está atuando em parceria com a CrowdStrike para solucionar o problema, deslocou centenas de engenheiros e especialistas para trabalhar diretamente com os clientes na restauração dos serviços, tem colaborado com outros provedores de nuvem, incluindo Google Cloud Platform (GCP) e Amazon Web Services (AWS), para compartilhar informações sobre o ocorrido.  

Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, com apagão | Foto: Reuters

"Estamos trabalhando incessantemente e fornecendo atualizações contínuas e suporte. Além disso, a CrowdStrike nos ajudou a desenvolver uma solução escalável que ajudará a infraestrutura Azure, da Microsoft, a acelerar a correção da atualização defeituosa da CrowdStrike. Também trabalhamos com AWS e GCP para colaborar em abordagens mais eficazes", diz a Microsoft.

O comunicado é assinado por David Weston, vice-presidente de Segurança Empresarial e de Sistemas Operacionais da Microsoft.

Atualização do software Falcon, da CrowdStrike, apresentou mau funcionamento

A CrowdStrike possui um software chamado Falcon, que protege dados confidenciais, e-mails e departamentos de Tecnologia de Informação.  

Quando uma ameaça ou um vírus ataca, é o Falcon que intervém. Sistemas como este estão sempre em atualização.  

O apagão cibernético aconteceu quando a CrowdSrike enviou uma atualização do Falcon para a Microsoft. No momento da atualização, houve um mau funcionamento e o sistema Windows travou por completo, mostrando a chamada "tela azul da morte".

Em nota, a CrowdStrike diz que toda a equipe está mobilizada para correção do erro, que não se trata de um ciberataque e que os clientes que já possuem o software Falcon instalado e operando normalmente não terão impacto na proteção.  

"Asseguramos aos nossos clientes que a CrowdStrike está operando normalmente e este problema não afeta nossos sistemas da plataforma Falcon. Se seus sistemas estiverem operando normalmente e o sensor Falcon estiver instalado, não há impacto na proteção oferecida."

Para a Microsoft, o apagão cibernético demonstra a natureza interconectada de um amplo ecossistema de TI e é “um lembrete de quão importante é para todos nós, dentro do ecossistema de tecnologia, priorizar operações com implantação segura e recuperação de desastres utilizando os mecanismos existentes.”

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