O Brasil vive a pior crise de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas dos últimos 91 anos. Algumas cidades sofrem escassez de água e a conta de luz está mais cara. A live desta quinta-feira (1º) trouxe as dicas de economia do pesquisador da Unicamp João Lucas de Souza.
O pesquisador listou os vilões do consumo da conta de energia elétrica: o chuveiro elétrico, o ar condicionado, a fritadeira elétrica e o ferro de passar roupas são campeões em gasto de eletricidade.
Souza indicou ainda a troca de lâmpadas comuns pelas de LED, que são baratas e economizam até 85% do gasto com iluminação. Veja o programa completo (com 30 minutos de duração) e aproveite as dicas, que são simples e podem ajudar a evitar um susto com o aumento das contas no fim do mês.
O pesquisador explicou também que alguns equipamentos que ficam na tomada acabam consumindo energia para permanecer no “modo espera”, como televisões e computadores, por exemplo. É preciso também tirar o carregador de celular da tomada quando ele não estiver em uso.
No caso do chuveiro elétrico, a solução não tem muita opção: acabar com os banhos demorados. Uma alternativa é o uso de energia solar para aquecer a água do banho --uma opção que exige uma maior adequação da infraestrutura da residência.