Lula promete segurança jurídica e previsibilidade a empresários na Espanha

Além de tentar atrair investimentos para o Brasil, Lula discutirá com líderes espanhóis a possibilidade de tirar o acordo EU-Mercosul do papel

Da redação

Lula discursa para empresários em evento na Espanha
Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Espanha após agenda em Portugal, onde assinou acordos, participou de premiação a Chico Buarque e discursou no parlamento português. Na tarde desta terça-feira (25), o petista discursou no Fórum Empresarial Brasil-Espanha.

Aos empresários e membros do governo espanhol, o presidente prometeu estabilidade política e social, segurança jurídica e previsibilidade como formas de atração de investimentos para o Brasil.

“Sou entusiasta de que os setores públicos e privados andem de mãos dadas, porque só assim conseguiremos fazer o país crescer e melhorar a vida de milhões de cidadãos. Seguiremos com estabilidade política e social, segurança jurídica e previsibilidade. Estamos fortalecendo os marcos necessários para que os parceiros do Brasil possam fazer negócios com toda a tranquilidade necessária”, disse Lula.

A Espanha é o segundo principal investidor estrangeiro no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, o estoque de investimentos espanhóis é de 63 bilhões de dólares. Dentre as mais de mil empresas que atuam no mercado brasileiro, os principais setores são o financeiro e o de comunicações.

Acordo UE-Mercosul

A ida de Lula também é um aceno brasileiro no que diz respeito à criação do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. A partir deste ano, a Espanha passa a presidir o Conselho do bloco da chamada zona do euro, assim como o Brasil comandará a presidência temporária do bloco sul-americano.

No comércio bilateral, o valor das exportações brasileiras para a Espanha quase dobrou em 2022 e chegou a 9 bilhões de euros, puxado pelo petróleo cru, soja e milho. Com a cifra, o Brasil passou a ser o décimo maior fornecedor de mercadorias do país europeu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.