A Anvisa interrompeu as atividades da embarcação Costa Diadema, que ficou atracada no Porto de Salvador. A medida foi adotada após a investigação epidemiológica conduzida pela Agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador, que concluiu pela declaração de transmissão comunitária de Covid-19.
De acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para a doença a grande maioria é assintomática, com apenas algumas pessoas com sintomas leves.
Segundo o Plano de Contingência, a embarcação poderá seguir para o Porto de Santos. Isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema devem ser interrompidas e que devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação, até o destino final.
Todos os passageiros devem ser testados para o desembarque em Santos novamente.
Em nota, a Anvisa afirmou que após o desembarque dos passageiros, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.
Navio atracado em Santos (SP)
O navio MSC Splendida permanece atracado no Porto de Santos (SP), após o relato da ocorrência de testes positivos de Covid-19 a bordo. A investigação epidemiológica, que determinará o nível do cenário epidemiológico da embarcação ainda não foi concluída --por isso, ninguém pode desembarcar.