O Butantan entregou à Anvisa o protocolo de pesquisa das fases 1 e 2 da vacina ButanVac. O pedido foi feito às 20h58 desta sexta-feira (26). As informações são da BandNews FM.
O Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamentos era prometido desde o início da manhã, quando o Instituto anunciou a novidade da vacina.
No início da noite, a instituição de pesquisa confirmou ter um acordo com o Mount Sinai de Nova York para a obtenção do vírus que originou o imunizante.
No entanto, o Butantan afirma que o desenvolvimento da vacina será totalmente nacional e que o consórcio internacional formado é importante na concepção da tecnologia do produto.
Em nota, a Anvisa destacou que irá analisar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos que são realizados em laboratórios e animais.
A agência não tem um prazo para liberar ou não o estudo, mas a direção do órgão afirmou que vai trabalhar com celeridade.
Segundo o governador João Doria, a previsão é que a produção comece em maio. Após isso, o Instituto poderá oferecer 40 milhões de doses para iniciar a vacinação, se possível, no mês de julho.