Antonio Cicero, filósofo e escritor imortal da ABL, morre aos 79 anos na Suíça

Escritor sofria de Alzheimer e faleceu por meio de morte assistida; Antonio Cicero deixou uma carta de despedida

da redação

Antônio Cícero
Reprodução/ABL

O escritor, poeta, filósofo e letrista Antonio Cícero, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu aos 79 anos nesta quarta-feira (23) em Zurique, na Suíça. Ele sofria de Alzheimer e faleceu por meio de morte assistida. 

Ao confirmar a morte do escritor, a ABL também divulgou uma carta de despedida de Antonio Cicero. No documento, Antonio afirmou que, por estar sofrendo de Alzheimer, não se lembrava “de coisas que ocorreram ontem”. 

“Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação”, diz trecho da carta. 

“Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade. Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!”, finalizou. 

Antonio Cicero faleceu em Zurique, sob os cuidados da Associação Dignitas e na presença do companheiro Marcelo Fies. 

“Com imensa tristeza, nos despedimos do escritor, poeta e letrista Antonio Cicero, nosso eterno imortal, que aos 79 anos escolheu partir em paz. Em sua decisão corajosa, honramos a liberdade de ser e a serenidade diante da vida e da morte, respeitando o gesto consciente de não mais permanecer entre nós, dado seu delicado estado de saúde”, lamentou a ABL.

Quem foi Antonio Cicero

Antônio Cícero Correia Lima nasceu no Rio de Janeiro em 6 de outubro de 1945. Ele começou a escrever poemas ainda na infância e começou a fazer colaborações com a irmã, a cantora Marina Lima. 

Com o sucesso, passou a produzir outras parcerias com Waly Salomão, João Bosco, Orlando Morais, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos. 

Na poesia, seu trabalho foi marcado pela mescla de influências clássicas, fruto dos estudos fora do país e da sua formação em filosofia. Nas redes sociais, amigos e familiares se despediram do poeta. O escritor Evando Nascimento, amigo há mais de 20 anos do poeta, chegou a escrever "Ficam suas letras, sua poesia, seus ensaios".

Morte assistida 

A morte assistida, também chamada de suicídio assistido, é o procedimento em que a própria pessoa realiza o processo que terminará em morte, diferentemente da eutanásia, quando o paciente é apenas agente passivo que recebe um medicamento letal, por exemplo. No Brasil, ambos procedimentos são proibidos.

Lula lamenta morte do escritor 

“Hoje nos despedidos do escritor Antonio Cicero, aos 79 anos”, escreveu Lula em publicação na plataforma X, antigo Twitter. 

“Poeta, letrista e filósofo, Antonio era imortal da Academia Brasileira de Letras e muitos conhecem seus poemas pelas canções com a sua irmã, a cantora Marina Lima. Nesse momento de tristeza, meus sentimentos ao seu marido, a sua irmã e parceira Marina Lima, e todos os amigos e admiradores desse grande poeta”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.