Antissemitismo cresce 350% no Brasil, diz relatório

Pesquisa de órgãos israelitas indica que país representou o maior aumento dos casos globais de discriminação contra judeus

Da redação

Antissemitismo cresce 350% no Brasil, diz relatório
Judeus são alvo de antissemitismo no Brasil
REUTERS/Gonzalo Fuentes

Os casos de antissemitismo contra judeus no Brasil aumentaram 350% em 2024. É o que aponta o novo relatório lançado nesta terça-feira (15) pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB), a Federação Israelita do Estado de São Paulo e o Departamento de Segurança Comunitária. 

O relatório mostra que o Brasil teve o maior aumento dos casos globais desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, na região de Gaza. O estudo mostra que no primeiro mês de conflito entre as forças, houve um aumento de 1.000% nas denúncias de antissemitismo. 

De uma denúncia por dia em 2022, agora a CONIB aponta que há cinco denúncias diárias em 2024. Os canais digitais se destacaram como os principais para denúncias no ano, representando mais de 90% nas denúncias recebidas. 

São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se destacaram como os estados com mais denúncias de antissemitismo em 2024, concentrando mais de 40% das denúncias recebidas. 

O que é antissemitismo?

O antissemitismo é o preconceito e discriminação contra judeus ou o povo judeu como um todo. Foi ele que serviu de base para o Holocausto, que terminou com milhões de judeus mortos na época da 2ª Guerra Mundial, pelo regime de Adolf Hitler. 

Com raízes históricas, o antissemitismo atribui aos judeus problemas sociais e culturais, com raízes desde o início do cristianismo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias