O economista André Lara Resende, entrevistado desta semana no Canal Livre, fez críticas à taxa Selic de 13,75%. Segundo o ex-diretor do Banco Central, a taxa alta, combinada com os balanços negativos dos bancos, pode colocar o Brasil em uma recessão.
"Agora, com os balanços de bancos estão aquém do esperado, o fato de que tivemos quebras no varejo leva os bancos a retrair drasticamente o crédito. Assim, você agrava o processo de desaquecimento da economia e coloca o país em uma possível recessão muito séria”, disse, citando a situação da Americanas.
André Lara Resende, que também foi idealizador do plano Real, cita que a relação entre juros, inflação e desemprego desapareceu. “Não há mais, a taxa de inflação está desconectada do emprego ou desemprego, especula-se porquê, mas a explicação mais razoável é que o emprego não é mais formal, está disperso e você reduziu muito o poder dos sindicatos”, analisa.
"O salário não sinaliza mais a inflação, o mínimo ainda é muito correlacionado, mas o geral do desemprego desapareceu”, completa. Segundo ele, outros fatores aumentam a inflação atualmente. “Hoje, não tem muito efeito sobre a inflação. Na de hoje, a inflação é provocada por choques negativos de oferta. A desorganização produtiva com a pandemia e a saída dela, com a guerra na Ucrânia que desorganizou e aumentou preços de energia, petróleo e dos alimentos”, explica.
Confira a entrevista completa de André Lara Resende que vai ao ar neste domingo (12) às 20h, na BandNews TV e à meia noite, na Band e também pelo YouTube: