Anatel abre consulta pública para padronizar carregadores de celular no Brasil

Discussão no Brasil é inspirada na recente decisão da União Europeia em padronizar os carregadores de equipamentos móveis

Da redação

A Agência Nacional de Telecomunicações, em comunicado divulgado na última quarta-feira (30), abriu consulta pública para obter contribuições da sociedade sobre a padronização dos carregadores de celular. O padrão proposto pelo órgão é o USB tipo C.

A agência se inspirou no recente projeto do parlamento europeu sobre o carregamento de diferentes dispositivos móveis. O padrão tipo C, segundo a Anatel, foi escolhido por já ser amplamente utilizado pela maioria dos fabricantes globais, além de possuir normatização reconhecida em nível internacional. 

Atualmente, há negociações do parlamento europeu com os Estados Unidos para que o país americano adote abordagem semelhante, a fim de desenvolver estratégia contra custos desnecessários ao consumidor.

Além disso, a Europa argumenta que a padronização mitigará o lixo eletrônico e restaurará a certeza do processo de compra de novos eletrônicos por meio de definição de padrão de carregadores de celular.

A Anatel ressalta que a padronização das interfaces de carregamento não é um debate novo na agência. Em 2019, por exemplo, servidores apresentaram e obtiveram aprovação de contribuições à Recomendação L.1000 - Universal power adapter and charger solution for mobile terminals and other hand-held ICT devices, 

A Recomendação L.1000 define requisitos gerais para um carregador universal e fonte de energia em terminais móveis. Tal orientação indica a interface USB tipo C como padronização de conector e de protocolo para fornecimento de energia em terminais móveis.

A Consulta Pública nº 45/2022 está disponível para contribuições no Participa Anatel (https://apps.anatel.gov.br/ParticipaAnatel/Home.aspx) até 26 de agosto de 2022.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.