Ana Moser diz que racistas têm que ser punidos na Espanha: "Questão diplomática"

A Ministra do Esporte conversou ao vivo no BandNews TV sobre os ataques contra Vinicius Jr. na Espanha

Da redação

A Ministra do Esporte Ana Moser conversou com os jornalistas Thais Dias e Nelson Gomes no BandNews TV nesta segunda-feira (29). A ministra falou sobre ações do governo para estimular o esporte entre os mais jovens e também sobre os ataques racistas sofridos por Vini Jr. na Espanha.

A Ministra do Esporte condenou os ataques e pediu punição aos racistas: “Tem que punir as pessoas que estão ainda a campo gritar. A Espanha tem que punir. É uma questão diplomática. É fazer valer uma visão que é nacional. A grande diferenciação desse momento com o Vinícius Júnior aqui chegou num limite onde toda a sociedade se coloca contra, rechaçando as atitudes racistas, rechaçando as agressões contra o brasileiro”, disse.

Ana Moser confirmou que o governo brasileiro mantém contato com autoridades espanholas para se chegar em uma solução para atos racistas, como o sofrido por Vini Jr. 

“Eu acho que até nós aqui estamos adiantados em termos de legislação (contra o racismo), em termos até de visibilidade. Mas temos que cuidar de uma maneira geral. O Vinícius Jr. é um brasileiro representando o nosso esporte na Europa. Não temos como mudar a legislação na Europa, mas estamos fazendo os caminhos diplomáticos para que a discussão seja feita na sociedade espanhola” disse.

A ministra afirmou que a oportunidade das pessoas terem acesso ao esporte é uma grande preocupação do governo. 

“É uma grande preocupação. Essa é a grande questão da mudança toda da vida. Hoje temos uma sociedade altamente sedentária. Os números são muito ruins no Brasil. Coisa de 60, 70% de de jovens sedentários. Então é preciso que haja de todas os serviços públicos, a intencionalidade de promover a atividade física, atividade motora na escola. A questão da saúde, o sistema de saúde, sistema de assistência social, todo o atendimento, especialmente de crianças e jovens, têm que visar promover a atividade física”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais