Alexei Navalny, opositor de Putin, morreu envenenado? Veja o que se sabe

Líder da oposição na Rússia mais importante da última década, Navalny morreu em uma prisão na Sibéria, após "não se sentir bem" depois de uma caminhada

Da redação

Opositor Alexei Navalny estava na prisão e passou mal durante caminhada
SHAMIL ZHUMATOV/Reuters

Opositor do governo do presidente Vladimir Putin, Alexei Navalny morreu aos 47 anos nesta sexta-feira (16), após perder a consciência na prisão. As informações são do serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele estava detido.

De acordo com o comunicado, a causa da morte está sendo apurada. Mas líderes da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) responsabilizaram o governo Putin.  

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que é “óbvio” que o opositor foi morto pelo regime russo. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que está “profundamente triste e perturbado” com a morte de Navalny.  

"Precisamos estabelecer todos os fatos e a Rússia precisa responder a todas as questões sérias sobre as circunstâncias da sua morte", disse Stoltenberg, de acordo com a agência de notícias Reuters.

O que se sabe sobre a morte

Navalny foi transferido em dezembro para a instalação, situada em Kharp, no Círculo Polar Ártico, 1,9 mil quilômetros a nordeste de Moscou. 

"Ele se sentiu mal após uma caminhada, perdendo a consciência quase que imediatamente", disse o comunicado do sistema penitenciário.  

"Realizaram-se medidas de reanimação que não produziram resultados positivos. Os paramédicos confirmaram a morte do condenado", informaram.

Os serviços penitenciários anunciaram ainda o envio de uma comissão de funcionários e médicos de Moscou para esclarecer as causas e circunstâncias da morte do recluso.

Quem é Alexei Navalny

  • Navalny era um ex-advogado, que ganhou fama após satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e fazer acusações de corrupção no governo. Antes de ser preso, chegou a liderar um movimento contra o chefe do Kremlin, que levou milhares de pessoas às ruas do país.  
  • Segundo o jornal britânico The Guardian, Navalny já havia sido tratado no hospital após reclamar de desnutrição e outras doenças devido a maus-tratos na prisão.
  • Em agosto de 2020, na Sibéria, Navalny quase morreu envenenado por Novichok, uma substância neurotóxica desenvolvida pela antiga União Soviética.  
  • O ocidente atribuiu o atendtado ao FSB, o serviço secreto russo.
  • Levado à Alemanha para tratamento, Navalny optou por voltar à Rússia em meados de 2021.
  • Foi preso ao chegar  em Moscou, desencadeando alguns dos maiores protestos que a Rússia já testemunhou em décadas.
  • Taxado de extremista, o movimento anticorrupção liderado por Navalny foi encerrado.  
  • Seus principais aliados foram presos ou se exilaram no exterior.

/Com Reuters, DW e AFP

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.