Alemanha em alerta por queda de destroços da ISS

Partes de objeto do tamanho de uma SUV descartado pela Estação Espacial Internacional poderão cair no oeste do país. Governo monitora trajetória, mas diz que riscos são mínimos.

Por Deutsche Welle

A Alemanha monitora a trajetória de um objeto lançado há quase três anos pela Estação Espacial Internacional (ISS) que, segundo cálculos da agência espacial alemã, poderá cair nesta sexta-feira (08/03) no estado da Renânia Palatinado, no oeste, ou em outras regiões do país.

Trata-se de um pacote de baterias que foi descartado pela ISS em 21 de março de 2021. O objeto, do tamanho de um automóvel SUV, pesa 2,6 toneladas.

Segundo o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), os cálculos mais recentes demonstram que o pacote poderá entrar na atmosfera sobre a América do Norte, embora isso ainda possa mudar. O objeto entrará em combustão à medida em que se aproximar da superfície terrestre.

Objeto "monitorado de perto"

Análises iniciais sugerem que partes do pacote poderão resistir aos impactos da reentrada na atmosfera e atingir a superfície. Mas, segundo o DLR isso representa um risco "estatisticamente improvável" para o país. Além disso, há uma probabilidade significativa de que o pacote de baterias possa cair no oceano.

O Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) da Alemanha afirmou que o objeto "é monitorado de perto", e que medidas de crise estão já preparadas caso os destroços caiam em solo alemão.

O Escritório Federal de Proteção Civil e Assistência a Desastres (BBK) enviou mensagens de texto aos aplicativos de alerta nesta quinta-feira afirmando que há um baixo risco de os destroços caírem na Alemanha, mas disse que os usuários serão informados se houver mudanças na situação.

rc (DPA)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.