Alckmin visita áreas afetadas pelas chuvas em São Sebastião (SP)

Vice-presidente se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito Felipe Augusto e os ministros Waldez Góes e Arielle Franco

Da redação

O vice-presidente Geraldo Alckmin visitou São Sebastião neste sábado (25)
Denio Simões/MIDR

O vice-presidente Geraldo Alckmin chegou na manhã deste sábado (25) a São Sebastião (SP), e fará um sobrevoo das áreas atingidas por temporais no litoral norte de São Paulo.

Alckmin visitou o navio-aeródromo Atlântico que está ancorado no cais de São Sebastião. A embarcação vem prestando assistência humanitária na região, além de ajudar nas ações da Defesa Civil. Ele também se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também participaram desse encontro.

Alckmin dará uma entrevista coletiva para falar sobre a sua visita.

Ajuda federal

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome repassou R$ 400 mil para São Sebastião (SP), nesta sexta-feira (24.02). O município do litoral norte paulista, que está com a situação de Calamidade Pública decretada devido às fortes chuvas dos últimos dias, solicitou a ajuda federal para o acolhimento de aproximadamente duas mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Segundo o ministério, o recurso será aplicado no aluguel de alojamentos provisórios coletivos, alimentação, material de higiene e limpeza, entre outros. O valor repassado aos municípios nestas situações considera critérios como o número de desabrigados e a proporção de crianças, idosos e pessoas com deficiência entre os mesmos.

A Petrobras anunciou que irá doar R$ 1 milhão para os municípios atingidos pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. O valor será destinado para a compra de itens de primeira necessidade, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza, e eletrodomésticos para famílias que vivem comunidades em São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Bertioga e Guarujá. 

A doação vai ser administrada pelo Movimento União BR, por meio do Instituto da Criança, uma organização sem fins lucrativos. Essa parceria já havia sido realizada em 2022, quando a Petrobras ajudou regiões impactadas por enchentes em Pernambuco.

As cidades do litoral de São Paulo foram atingidas por volumes recordes de chuvas entre os dias 18 e 21 deste mês. Os números apontam para 57 mortos em São Sebastião e mais de 3 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas na região.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.