Alckmin e Haddad lideram pesquisa de intenção de voto para governador de SP

O Instituto Paraná divulgou nova pesquisa com intenções de voto para o governo de São Paulo

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

No primeiro, Geraldo Alckmin, que está sem partido, lidera com 30,2%; Fernando Haddad, do PT, tem 16; e Guilherme Boulos, do PSOL, 12,5%. Tarcísio de Freitas, sem partido, aparece com 6,3%; Rodrigo Garcia, do PSDB, 5,4; Arthur do Val, do Patriota, 4,6; e Vinicius Poit, do Novo, 0,8%. Nenhum, branco e nulo somam 18,3; e não sabem ou não responderam 6%. 

No segundo cenário, Marcio França, do PSB, tem 24,3% das intenções de voto; Guilherme Boulos 18,6; e Rodrigo Garcia 7,9. Tarcísio de Freitas surge com 6,7; Arthur do Val 5,2; e Vinicius Poit tem 1% das intenções de voto. Nenhum, branco e nulo somam 27,2%, e não sabem ou não responderam 9,1.

O diretor do Instituto Paraná, Murilo Hidalgo, analisou os números, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Segundo ele, o desfecho dos movimentos políticos que envolvem Alckmin, França e Haddad será decisivo.

“Eleição para o eleitor paulista ainda está muito distante. Na pergunta espontânea, nós temos 78% que diz que ‘não sabe/não respondeu’ e ‘ninguém/branco/nulo’ são 9,7%, ou seja, muita gente ainda não decidiu. O mais decisivo vai ser a trinca Márcio França, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad. Se Alckmin for candidato ele largará na frente dos demais”, disse Murilo. 

Para o diretor do Instituto Paraná, o baixo índice dos pré-candidatos na pesquisa espontânea sinaliza que há espaço para novidades

“Hoje a eleição está focada na eleição nacional. As pessoas estão muito mais interessadas na eleição presidencial do que nas eleições estaduais, não só em São Paulo, como no Brasil inteiro. Isso mostra o distanciamento do eleitor e os votos que cada um tem espontânea, que é muito baixo. O que mostra que tem um espaço em São Paulo para candidaturas novas”, destaca Murilo. 

Senado

No caso das intenções de voto para o Senado, os números da pesquisa do Instituto Paraná são os seguintes. José Luiz Datena 25,7%; Sérgio Moro 19,8; Fernando Haddad 17,7, Janaina Paschoal 7,7%, Paulo Skaf 7,4; e José Aníbal 0,8% 

O Instituto Paraná entrevistou 1818 eleitores em 88 municípios paulistas entre os dias 13 a 17 de dezembro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.