O presidente em exercício Geraldo Alckmin desembarcou no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (10) para visitar cidades atingidas pelo ciclone extratropical, que causou pelo menos 43 mortes no estado.
A comitiva do governo federal, composta por Geraldo Alckmin e outros sete ministros, está em Roca Sales e deve passar por Arroio do Meio. No período da tarde, o presidente em exercício participará de reuniões com prefeitos da região e com o governador Eduardo Leite.
“Seguindo as orientações do presidente Lula, chegamos em Canoas, no Rio Grande do Sul, e, ao lado de ministros e do governador Eduardo Leite, já estamos a caminho da região gaúcha atingida pelo desastre natural, o Vale do Taquari. A primeira parada é Lajeado. Há um só Brasil, pronto para apoiar e estar ao lado de todos os brasileiros”, declarou Alckmin.
Em publicação nas redes sociais, Eduardo Leite agradeceu a presença da comitiva no momento difícil que o estado enfrenta. “Vamos seguir trabalhando em conjunto para reconstruir os municípios atingidos pela enchente”, disse.
Participam da comitiva do governo federal, além de Alckmin, os ministros:
José Múcio, ministro da Defesa;
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social;
Nísia Trindade, ministra da Saúde;
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
Jader Filho, ministro das Cidades;
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação.
O governo federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, vai liberar R$ 800 por pessoa afetada que será repassado para cada prefeitura. Além do auxílio da Marinha e do Exército, que já atuam na região, e outras medidas de ministérios.
Situação do Rio Grande do Sul
Subiu para 43 o número de mortos em decorrência do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado na manhã deste domingo (10). Uma morte também foi registrada em Santa Catarina, totalizando 44 mortes.
Segundo o balanço, pelo menos 46 pessoas estão desaparecidas nas cidades de Muçum, Lajeado e Arroio do Meio. Ao todo, 88 municípios foram atingidos pelo ciclone com 3.798 desabrigados, 11.642 desalojados e mais de 150 mil pessoas afetadas.
Pelo menos 3.130 pessoas foram resgatadas por equipes de resgate que atuam na região. Desse total, 224 ficaram feridas.