AGU pede que STJD do Vôlei reconsidere arquivamento de processo contra Wallace

Em janeiro, o atleta promoveu nas redes sociais enquete sugerindo um tiro no presidente Lula (PT)

Da Redação com Agência Brasil

AGU pede que STJD do Vôlei reconsidere arquivamento de processo contra Wallace
AGU pede que STJD do Vôlei reconsidere arquivamento de processo contra Wallace
Divulgação/Sada Cruzeiro

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Voleibol que reconsidere a decisão de arquivar representação contra o jogador Wallace Souza. O atleta promoveu nas redes sociais enquete sugerindo um tiro no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No pedido de reconsideração, a AGU sustenta que retratar o episódio como “deslize”, como fez a defesa de Wallace em contestação à representação, ou “infeliz” e “lamentável”, como inicialmente considerou a procuradoria desportiva, é utilizar “eufemismos para suavizar os contornos e relativizar a extrema gravidade da conduta adotada pelo representado”.

No pedido de reconsideração enviado ao STJD, a AGU argumenta que a conduta do jogador pode ser enquadrada no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) como incitação ao ódio ou violência, regras que permitiram a suspensão do atleta, que joga no Cruzeiro.

“Atos terroristas como os de 8 de janeiro e assassinatos em massa sob os pretextos mais vis, inclusive com armas do mesmo calibre veiculado pelo representado, tendem a se propagar na sociedade, sob a influência de manifestações de ódio, como a ora impugnada”, argumentou a AGU.

Defesa

Após a repercussão das declarações, o jogador se desculpou por ter promovido a enquete. Ele declarou que “jamais incitaria violência em hipótese alguma” e disse que fez "uma postagem infeliz”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais