Pelo menos 350 pessoas foram encontradas amontoadas dentro de um caminhão na região de Cosamaloapan, no México. Segundo o Instituto Nacional de Migrações (INM), os imigrantes, entre eles, crianças, estavam desidratados e sem poder respirar direito dentro do contêiner do veículo.
Os órgãos de segurança identificaram os imigrantes escondidos no pedágio entre as cidades de Córdoba e Coatzacoalcos. O motorista foi parado e as pessoas no veículo foram detectados por um aparelho de segurança. Ao se aproximarem, agentes do INM ouviram gritos e batidas na parte traseira do contêiner.
Ao abrirem o compartimento, os imigrantes retiraram uma tela que os impedia de respirar. O INM identificou os 350 estrangeiros que não conseguiram comprovar a estadia no país. Destes, 340 eram da Guatemala, seis do Equador, três de Honduras e um de El Salvador.
Os menores de idade ficarão sobre a tutela do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (DIF) local. Já os adultos foram levados para o INM para iniciar o procedimento de definir a situação migratória no México. O motorista do veículo foi levado sob custódia pela Procuradoria-Geral da República.