Agente de saúde Yanomami morre em ataque de garimpeiros ilegais

Outros dois indígenas foram feridos, mas seguem internados em Boa Vista, em Roraima

Da redação

Um agente de saúde Yanomami morreu neste domingo (30) após ser ferido em um ataque de garimpeiros ilegais a indígenas na tarde de sábado (29) na comunidade Uxiu, na Terra Indígena Yanomami. Outros dois indígenas feridos no ataque seguem internados em Boa Vista, capital de Roraima. 

Júnior Hekurari informou à Band que a morte do agente ocorreu na madrugada. "Durante a noite inteira o pessoal trabalhou mas infelizmente um agente de saúde ferido faleceu, às 5 da manhã. Estamos muito preocupados, outros conflitos podem ocorrer na região”, diz, pedindo reforços de segurança. 

Segundo Hekuari, os garimpeiros chegaram na comunidade e abriram fogo contra os indígenas. 

Espaço aéreo fechado

O espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami está fechado desde o último dia 6. A área estava aberta para garimpeiros ilegais saírem das terras invadidas, mas, agora, eles podem apenas sair pelos rios da região. 

Atualmente, o tráfego aéreo é proibido para voos comerciais, à exceção de aeronaves militares ou a serviço de órgãos públicos envolvidos em operações na área, desde que estejam com autorização de voo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.