Acre: 30 mil afetados por chuva fazem Rio Branco decretar situação de emergência

Elevação do Rio Acre, em Rio Branco, preocupa a população, que sofre com as fortes chuvas no estado da região Norte

Da redação

Chuvas causam problemas em Rio Branco, no Acre
Odair Leal/Reuters

A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, assinou dois decretos que colocam a capital acreana em situação de emergência. Um é referente às enxurradas dos igarapés e córregos, enquanto o outro tem a ver com a inundação causada pelo Rio Acre.

Mais de 30 mil pessoas foram atingidas pelos problemas causados pelas chuvas, informou a prefeita em exercício em coletiva de imprensa, na última sexta-feira (24). 

“Este decreto será publicado hoje por seu caráter de urgência. Teremos o auxílio do governo federal, que já entrou em contato com o prefeito Tião Bocalom, que nos informou. Além disso, os ministros do Desenvolvimento Social e da Casa Civil do presidente da República se comprometeram que, assim que os decretos chegassem em suas mãos, eles dariam agilidade no suporte financeiro para o município”, disse Marfisa.

De acordo com o coordenador Municipal de Defesa Civil (Comdec), o tenente-coronel Cláudio Falcão, já são mais de 35 horas de desastre. O volume de água do Rio Acre elevou tanto que a capital passou da escala de média para grande enchente.

“Nós temos milhares de famílias sendo atingidas neste exato momento, como também aquelas que estão sendo atendidas, abrigadas ou levadas para a casa de parentes. Infelizmente o cenário pode piorar porque ainda tem muita água para chegar e previsão de chuvas para os próximos dias, por isso o decreto de emergência pela prefeitura para poder dar mais celeridade no socorro e resposta desses milhares de famílias tanto urbanas quanto rurais que tanto sofrem”, explicou Falcão.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.