Um acidente envolvendo um ônibus que levava professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deixou pelo menos sete mortos e mais de 20 feridos na região de Imigrante, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4).
Os alunos visitariam um cactário da região, e 35 pessoas estariam a bordo do coletivo, segundo a UFSM.
A Brigada Militar informou que a suspeita é que o ônibus teria perdido os freios e acabou despencando por uma ribanceira, entre os quilômetros 3 e 4 da RS-453 por volta das 11h15.
Unidades de bombeiros voluntários de Teutônia, Imigrante e Garibaldi atuaram por mais de 8 horas no local da ocorrência. Os feridos foram levados para hospitais de Lajeado e Teutônia. Devido à altura do local, o ônibus ainda não conseguiu ser removido do local, aproximadamente a 30m de altura.
Em nota, a UFSM lamentou as mortes e decretou luto oficial de três dias.
“A UFSM deslocou uma equipe para o local para acompanhar o resgate. A Instituição decreta luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas no dia de hoje (4) e amanhã (5) em toda a universidade”, escreveu.
Pelo X, o governador Eduardo Leite (PSDB), lamentou o acidente. “Em nome do governo do Estado, manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas da UFSM e a todos que estão direta ou indiretamente afetados por esse triste episódio”, escreveu.
“Que encontrem força nesse momento devastador. Desde os primeiros momentos, estamos em contato direto com as forças de segurança, com os serviços de saúde e com as equipes de resgate. O governo do Estado está mobilizado para prestar todo o apoio necessário. O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos”, concluiu.
Em nota, a deputada federal Maria do Rosário (PT) lamentou o acidente trágico. "Diante de mais essa tragédia, impossível não pensar em como essa cidade tem sofrido com a perda dos seus jovens. Acabo de conversar com a reitoria e coloquei nosso mandato à disposição para o que for necessário para o que possa ajudar", afirmou, relembrando a tragédia da Boate Kiss, que envolveu alunos da mesma universidade, em 2013.