Nesta sexta-feira (09), uma aeronave de modelo ATR-72-500 decolou da cidade de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e caiu em Vinhedo, na região de Campinas, deixando 61 pessoas mortas.
Vídeos obtidos pela Band mostram o momento do acidente e as chamas que tomaram conta da estrutura, dentro do Residencial Recanto Florido. A companhia VOEPASS Linhas Aéreas confirmou 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
Esse é o maior número de mortos em um acidente aéreo no Brasil desde a queda do voo 3045, da TAM, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em julho de 2007.
Acidente com voo da TAM
A maior tragédia da aviação brasileira completou 17 anos no dia 17 de julho deste ano. O Airbus-A320 atravessou a Avenida Washington Luís e colidiu com um prédio da própria companhia aérea, deixando 199 mortos.
Estavam a bordo da aeronave 187 pessoas e morreram outras 12 pessoas que estavam no chão também atingidas com a explosão da aeronave.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou como causas do acidente falhas do piloto no manuseio dos manetes, ausência de groovings na pista do Aeroporto de Congonhas e excessiva autonomia dos computadores da aeronave.
A Polícia Civil indiciou dez pessoas pelo acidente, incluindo funcionários da Infraero, Anac e TAM. O Ministério Público de São Paulo denunciou 11 pessoas, mas todos foram absolvidos na Justiça Federal.