A acessibilidade digital é um conjunto de soluções que possibilitam que as pessoas com deficiência naveguem pela internet com autonomia e independência. O conceito pressupõe que os sites e plataformas sejam projetados de modo que todos possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas.
Porém, segundo um estudo divulgado pelo Movimento Web Para Todos em parceria com o BigData Corp, atualmente menos de 1% dos websites brasileiros estão totalmente acessíveis para as pessoas com deficiência.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, vivem no Brasil. Ou seja, parte dessa população está sendo excluída dos ambientes digitais.
A estudante de jornalismo Ana Luiza do Nascimento Oliveira, de 26 anos, tem baixa visão em ambos os olhos e contou ao Band.com.br que usa a acessibilidade quando dá para visualizar a opção na página, porque “muitas vezes a função de aumentar a letra é muito pequena e passa despercebido”.
“A audiodescrição também ajuda muito, porque quando a letra é pequena e eu, por algum motivo, não consigo mudar a cor da página nem aumentar a letra, eu uso pra ouvir matérias mais longas”, declarou a estudante à reportagem.
No quesito função de acessibilidade, para Ana Luiza, tem algumas plataformas melhores que outras, “mas normalmente os recursos nativos do celular já ajudam bastante”.
“Por exemplo, eu tenho sensibilidade à luz, então a tela branca da maioria dos sites não me ajuda muito, mas se eu coloco meu celular ou o Windows no modo escuro eu já consigo ler melhor e sem me cansar tanto”, afirmou.
O que diz a legislação
A acessibilidade digital ajuda pessoas com deficiência em funções online do dia a dia, como realizar compras na internet, ler notícias, utilizar as redes sociais, estudar, entre outros.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, de 2015, torna obrigatória a acessibilidade em sites brasileiros, mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, garantindo acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
Movimento Web para Todos
Para Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, a implementação de tecnologias assistivas são "essenciais" para promover a autonomia de pessoas com deficiência.
"Os recursos de tecnologia assistivas são essenciais para proporcionar autonomia de pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual, auditiva, intelectual e cognitiva na execução de atividades do seu cotidiano", disse.
Segundo Simone, o Movimento promove o "compartilhamento de experiências, troca de conhecimento técnico e a oferta de ferramentas que auxiliam na construção de sites e apps acessíveis", além de realizar oficinas de capacitação e relatórios técnicos sobre acessibilidade no ambiente digital
"A iniciativa conta com o apoio de organizações parceiras estratégicas e um grupo de especialistas em acessibilidade com e sem deficiência. A missão é disseminar dados qualitativos para a sociedade e criar parâmetros comparativos de acompanhamento da transformação digital", completou.
Recursos de acessibilidade do Band.com.br
O Band.com.br tem uma parceria desde 2023 com o software EqualWeb, que oferece até 31 funcionalidades gratuitas de inclusão digital para todos os usuários do site, tornando-se o portal mais completo em acessibilidade.
Entre os recursos estão a navegação por teclado, leitor de texto, comando de voz, alteração de contraste e cores, ampliação do tamanho do texto e até um dicionário de inglês.
Os recursos podem ser encontrados clicando no ícone de acessibilidade em vermelho do lado superior esquerdo de todas as páginas do portal.