Estado com maior população indígena do Brasil, o Amazonas escolheu uma profissional de saúde e indígena como a primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 nesta última segunda-feira, 18. O repórter Orestes Litaiff conversou com Vanda Ortega no BandNews TV.
“Eu sou a primeira indígena em contexto urbano a ser vacinada. Isso é muito histórico. A vacinação significa um ato de resistência aos povos indígenas porque a gente luta muito para que seja garantida a vacinação para todos os indígenas”, disse Vanda, que é indígena do povo Witoto. Ela tem 33 anos e é técnica em enfermagem
Litaiff esteve no Hospital de Campanha no Parque das Tribos, local onde se concentra o maior espaço com indígenas não aldeados em Manaus, capital de Amazonas.
Hospital de Campanha no Parque das Tribos
“A gente teve que construir com os nossos próprios esforços e com apoio dos amigos e da sociedade civil, que tem se mobilizado em prol as comunidades indígenas, diante do todo esse caos que a capital está passando a gente não consegue atendimento e foi possível a gente construir essa estrutura”, contou Vanda que ressaltou o atendimento respeitando os costumes.