“A vacina é a única coisa que vai resolver, inclusive a economia do país”. Mais do que uma simples afirmação, a frase guia as ações do grupo “Unidos pela Vacina”.
A mobilização surgiu em fevereiro por iniciativa de outro grupo, o “Mulheres do Brasil”, comandado por Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza.
Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, nesta quinta-feira (18) a empresária explicou que a ideia não é comprar vacinas diretamente, até porque só governos podem fazer isso.
As ações são diversas e incluem a interlocução com produtores de imunizantes mundo afora para auxiliar o Ministério da Saúde nas negociações.
Outra frente, na parte de engenharia, vem trabalhando para ajudar a Fiocruz a acelerar a produção de vacinas.
Segundo Luiza Trajano, criou-se até mesmo uma estrutura transporte e equipamentos de armazenagem.
Esse trabalho tem possibilitado a descoberta de necessidades de milhares de cidades, destaca a empresária.
Ela faz questão de ressaltar que não está entre as preocupações do “Unidos pela Vacina” apontar o dedo para quem deixa de fazer as coisas.
Sempre lembrada como candidata possível nas eleições presidenciais no ano que vem, Luiza Trajano voltou a rechaçar a hipótese na entrevista à Rádio Bandeirantes.
O site unidospelavacina.org.br tem todas as informações sobre a atuação do grupo, que reúne sociedade civil e grandes empresas.