Um dos principais acontecimentos do ano, uma das lembranças mais vívidas na memória de todo o mundo é o Natal: momento de união e celebração. Desde o ano de 1.100 d.C., é a festa religiosa mais importante do Ocidente. Para os cristãos, é a celebração do nascimento de Jesus.
A palavra Natal tem origem no termo em latim “natalis”, que significa nascer. Foram os romanos os responsáveis por cravarem a data do nascimento de Jesus em 25 de dezembro, dia de grandes comemorações. Mas historiadores questionam. Em dezembro, os invernos na região do Oriente Médio são rigorosos. Como um menino nasceria em uma estrebaria em condições congelantes? Fato é que a tradição de comemorar o Natal nessa data se perpetuou, com novos elementos: casas enfeitadas, luzes, neve, Papai Noel, presentes, presépio...
Como surgiram esses símbolos? Quer entender? No podcast Papo sobre Ciência, do Jornal da Band, as apresentadoras Joana Treptow e Paloma Tocci entrevistam o historiador e professor Alfredo Moreira da Silva Junior, especialista em História das Religiões.
Ouça a história completa: