O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, foi entrevistado neste sábado, 03, por Eduardo Castro e Ana Paula Rodrigues no Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes, para falar sobre as suspeitas de vacinação com doses da AstraZeneca vencidas. Segundo ele, as 968 pessoas – que podem ter sido vacinadas com essas doses fora da validade na capital paulista – já foram identificadas e a partir de segunda-feira, 05, serão procuradas.
“Nós já identificamos as 968 pessoas. Ontem à noite, mandamos essa relação para cada Unidade Básica de Saúde e a partir de segunda, vamos fazer busca ativa dessas pessoas por endereço e por telefone para fazermos a checagem final entre a informação do sistema e o momento de aplicação”, disse. “Todas essas pessoas serão procuradas, elas podem ficar tranquilas, temos como fazer o rastreamento e, aliás, já fizemos”, completou.
Segundo Edson Aparecido, esse grupo será acompanhado pelas Unidades Básicas de Saúde e passarão, inclusive, por testes PCR. “Com essas 968 pessoas, vamos acompanhar possíveis sintomas e situações clinicas para que não fiquem expostas (...). Nossa ideia é, inclusive, fazer testes PCR nelas.”
Ainda não há a confirmação da possibilidade de aplicação de uma 3ª dose da vacina da AstraZeneca neste grupo. “Essa é uma decisão que precisa ser tomada em conjunto com o Ministério da Saúde e o Plano Nacional de Imunização, que vai adotar postura única para todo o País”, explicou Aparecido. “A partir da decisão, faremos ação coordenada. Mas, o primeiro passo, a partir de segunda-feira, é fazer o acompanhamento clinico nas nossas unidades.”
O secretário disse, ainda, que o fluxo de saída das vacinas na capital é muito alto. “Aqui a vacina chega no dia anterior e no seguinte, praticamente, já está sendo aplicada. Sempre ficamos com algum estoque na unidade, mas é muito pouco”, explicou. “Na semana retrasada, por exemplo, tivemos dias em que estávamos aplicando no mesmo dia da chegada”, completou ele. “Temos ainda um protocolo que mostra, na hora da vacinação, o tipo de imunizante e prazo de validade ao cidadão.”
Dia D da vacinação da 2ª dose na cidade de SP
Neste sábado, 03, a cidade de São Paulo também realiza o dia D da vacinação da 2ª Dose. Segundo Edson Aparecido, a capital já chegou a ter 197 mil pessoas com vacinação da segunda dose em atraso, mas o número agora está em torno de 70 mil. “90% dessas que não foram tomar o reforço são idosos”, conta. “Idosos que se esqueceram, moram sozinhos... por isso, fazemos busca ativa, ligamos para as pessoas ou vamos à casa delas. Hoje, o esforço da rede é vacinar com a segunda dose.”
Assista entrevista na íntegra: