A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (17) Débora Santos, mulher que é suspeita de pichar a estátua da Justiça localizada na frente do Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos de 8 de janeiro em Brasília.
Prisão faz parte da oitava fase da operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos criminosos de 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
“Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br”, informou a Polícia Federal.