A cada 24 horas, 68 mulheres vítimas de violência são atendidas por dia em São Paulo nos equipamentos da prefeitura, segundo levantamento da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. As informações são do repórter Lucas Herrero, no Bora SP.
Os números obtidos com exclusividade pela Rádio Bandeirantes mostram que foram mais de 22 mil atendimentos entre janeiro e novembro, um aumento de 36% em comparação ao mesmo período de 2019.
A partir desta quinta-feira, 17, a cidade passa a contar com mais um espaço físico para receber denúncias de violência contra a mulher. O local vai funcionar dentro da estação Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha do Metrô.
“A gente sabe que a violência doméstica acontece em um ambiente privado e ter um posto desse no Metrô, onde passam tantas pessoas por dia, é fundamental especialmente para as mulheres. Elas podem vir até aqui e contar a situação que estão passando para ser encaminhada para onde for necessário”, disse Cláudia Carletto.
A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania ainda ressalta que de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) aumentou em torno de 20% o índice de violência contra a mulher durante a pandemia. “Criar mais porta de entrada para que a mulher faça denúncia é fundamental”, destaca a secretária de Direitos Humanos e Cidadania.
Funcionamento
O posto avançado de apoio a vítimas de assédio, agressão, violência psicológica, física ou moral, seja dentro do Metrô ou em casa, começará a funcionar a partir das 15h desta quinta.
Quem precisar, será atendida por uma equipe de assistentes sociais e psicólogas no mezanino da estação. O local funcionará de segunda a sexta, das 8h às 19h, menos aos feriados.
Campanha
Essa ação faz parte da campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”, em que as vítimas de agressão ou assédio podem mostrar a um funcionário do Metrô um “X” desenhado na mão, como forma de denúncia discreta.
Segundo o Metrô, a cada 10 casos de assédio denunciados nas dependências das estações, em sete, os suspeitos são detidos e encaminhados para a delegacia.