Nesta quinta-feira (1), primeiro dia de cadastramento, cerca de 56 mil profissionais da Educação se inscreveram no site oficial do governo de São Paulo para receber a primeira dose da vacina contra covid-19. A informação foi dada hoje (2) pelo secretário estadual Rossieli Soares à Rádio Bandeirantes.
O governo anunciou ontem os detalhes da vacinação destes profissionais no estado. A partir do dia 12 deste mês, os trabalhadores com mais de 47 anos de idade das redes de ensino estadual, municipal, federal e privada poderão buscar os postos de imunização. Antes disso, será necessário fazer o cadastramento.
Para se cadastrar, professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, faxineiros, secretários, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e cuidadores devem entrar no site vacinaja.sp.gov.br/educacao e seguir o passo a passo.
Após preencher todos os dados, o profissional deve esperar a aprovação do cadastro. Essa validação será feita em conjunto entre as redes estadual, municipal, federal e privada. Concluído esse processo, o trabalhador poderá ir até um posto de vacinação.
“Começo dizendo que, para ser vacinado, tem que fazer o cadastro. Teremos um processo de validação, caso por caso, para evitar fraudes. Não podemos permitir, por exemplo, que o dono de uma escolinha coloque o filho ou o amigo como funcionário. O cadastro vai ser validado sob pena de responsabilização. Então, todos precisam se cadastrar. Pode até ter menos de 47 anos. Não tem problema. Não será validado agora, mas já pode deixar pronto, em breve anunciaremos a segunda etapa”, disse Rossieli.
“Para vocês terem uma ideia, começamos ontem e já temos 56 mil cadastrados. Feito o cadastro, os dados vêm para a área da Educação validar. É uma professora, trabalha em tal escola, ok. A pessoa então recebe um e-mail com um QR Code. Esse documento ela precisa levar ao posto de vacinação. Onde? Isso será organizado pelos municípios. Estamos trabalhando em conjunto com as redes municipais”, completou.