45% das mulheres já tiveram corpo tocado sem consentimento, diz pesquisa

Levantamento do Ipec e Instituto Patrícia Galvão aponta que 32% das vítimas sofreram assédio sexual no transporte público

Da redação

Um levantamento divulgado pela Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Uber e a Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), mostrou que ao menos 45% das mulheres dizem já terem tido seus corpos tocados, em público, sem consentimento. Por outro lado, apenas 5% dos homens admitem que já tiveram essa atitude. Outro dado mostra que 32% das vítimas já passaram por importunação ou assédio sexual no transporte público, mas os homens não reconhecem a prática dessa violência.

Ainda segundo a pesquisa, mulheres e homens não heterossexuais afirmam que são maioria ao sofrerem importunação, assédio ou abuso sexual. 

VEJA OS NÚMEROS: 

  • 31% das mulheres e 34% dos homens não heterossexual sofreram tentativa ou abuso sexual;
  • 32% das mulheres e 20% dos homens não heterossexuais passaram por importunação ou assédio sexual no transporte público
  • Nenhum homem afirmou ter praticado as atitudes acima no transporte público

A pesquisa também indica uma percepção questionadora sobre a efetividade da Lei Maria da Penha, uma vez que 92% das vítimas consideram que quando o agressor descobre que foi denunciado, a vítima corre um risco maior de sofrer mais violência, especialmente mulheres. Além disso, 89% das entrevistadas acreditam que os homens que agridem as mulheres têm consciência do crime, mas não acreditam na punição.  

Ao todo, 1.200 pessoas foram consultadas por telefone, sendo 800 homens e 400 mulheres, com 16 anos ou mais, entre 21 de julho e 1° de agosto deste ano em todo o território nacional. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais