3 a cada 4 brasileiros apoiam restrição de circulação de pessoas, diz pesquisa

Levantamento aponta que metade dos entrevistados aprova alguma limitação ao comércio

Da redação

Três a cada quatro brasileiros apoiam as medidas de restrição da circulação de pessoas para conter o avanço do coronavírus. Os dados são de pesquisa feita pelo DataSenado nos dias 18 e 19 de março. Os pesquisadores entrevistaram 1.000 pessoas, de 16 anos ou mais,  por telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada estado. A confiança é de 95%.

Metade das pessoas favoráveis às restrições acreditam que o lockdown deve ser feito durante o dia todo e pouco menos da metade defende que ele seja feito apenas em alguns horários.

Comércio, escolas e igrejas

Questionadas sobre a restrição no funcionamento do comércio, 54% dos entrevistados se dizem favoráveis. Desses, apenas 47% acreditam que o fechamento deve ocorrer o dia todo e 51% defendem que ele aconteça em parte do dia.

A maioria dos brasileiros ouvidos pelo DataSenado também é a favor da restrição do funcionamento de escolas e igrejas. 72% concordam com restrições nas instituições de ensino e 61% nos templos religiosos.

As restrições têm sido tema recorrente e de desgaste entre o Planalto e governadores e prefeitos. Neste sábado (03), o ministro Nunes Marques do STF atendeu um pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos que pedia a liberação da realização presencial de missas e cultos. 

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), disse que a cidade seguiria entendimento do plenário da Corte, que dava autonomia a prefeitos e governadores para decidir sobre as medidas de combate à pandemia, mas recuou e acatou a decisão judicial.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.