A segunda edição do Congresso Global de Mídia (GMC, na sigla em inglês) 2023 começa na próxima semana na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, com realização do xeique Mansour bin Zayed Al Nahyan, vice-presidente, vice-primeiro-ministro e presidente da Corte Presidencial.
O evento contará com uma participação recorde das principais empresas globais do setor de mídia, bem como de tomadores de decisão, especialistas e peritos de todo o mundo.
Mohammed Jalal Al Rayssi, diretor-geral da WAM e presidente do Comitê Organizador do GMC, destacou que, antes da segunda edição do congresso, a agência fortaleceu a rede de mídia global por meio de parcerias estratégicas.
As colaborações, segundo Al Rayssi, estão preparadas para aprimorar o congresso deste ano, oferecendo aos participantes um valor inigualável.
"Em conjunto com a COP28, o dia de abertura do nosso congresso destacará o papel fundamental da mídia ambiental na sustentabilidade e na defesa do clima. O segundo dia muda o foco para a educação na mídia, com ênfase especial no envolvimento dos jovens. Estamos entusiasmados em receber estudantes de 100 universidades, os preparando para moldar o cenário da mídia. Também estamos lançando o ‘Education Stage’ e o ‘Co-Production Majlis’, juntamente com o ‘Innovation Stage’, o ‘NexTech’ e o ‘Future Media Lab’, para explorar o nexo entre mídia, educação e Al enquanto navegamos pela evolução do setor", disse.
A atual edição do Congresso Global de Mídia registra um aumento significativo no número de empresas e marcas expositoras, com um aumento de 33%, chegando a 257 marcas em comparação com a primeira edição do ano passado.
O número de países participantes também aumentou em 22%, chegando a 172 países, com 31 países participando pela primeira vez.
A área total de exposição aumentou 78%, ultrapassando 32 mil metros quadrados em comparação com os 18 mil metros quadrados da edição anterior.
O congresso também contará com um evento dedicado aos principais participantes do setor, atraindo mais de 400 deles de todo o mundo.
Isso será facilitado pelo lançamento de um Conselho – “Majlis” – que oferece um espaço exclusivo para que líderes do setor, empresas de produção e inovadores em tecnologia de conteúdo se comuniquem, compartilhem conhecimento e explorem oportunidades de produção colaborativa e parcerias no setor de mídia.
Além disso, a segunda edição do congresso sediará uma conferência especializada durante três dias, com 77 palestrantes representando os principais participantes do setor de mídia de 18 países.
A conferência, realizada sob o tema "Shaping the Future of the Media Industry" (Moldando o futuro do setor de mídia), inclui 36 sessões principais que abrangem tópicos de discussão, como sustentabilidade, inovação, tecnologias de ponta no setor de mídia, mídia esportiva e envolvimento dos jovens.