19 municípios da Grande São Paulo pedem para que o governo paulista decrete um lockdown na região. Os gestores do Grande ABC e do Alto Tietê propõe um confinamento nas 39 cidades, inclusive com a paralisação do transporte público estadual. As informações são de Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.
O pedido se deu logo após a Prefeitura de São Paulo anunciar a antecipação de cinco feriados municipais. Na capital, não haverá dia útil por dez dias: entre 26 de março e 4 de abril.
O presidente do Consórcio do ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, diz que medidas para frear a doença só terão efeito se forem tomadas em conjunto. Alguns prefeitos da região já estariam articulando restrições em conjunto caso Doria não atenda a demanda.
Caso o governo de São Paulo não decrete o lockdown, os prefeitos da região irão se reunir novamente para avaliar a antecipação dos feriados como na capital paulista.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando, destacou que a medida só vai funcionar se forem adotadas mais restrições.
Neste sábado (20), as setes cidades do Grande ABC terão as atividades essenciais paralisadas às 19h, com exceção de farmácias, hospitais e serviços de saúde.
Prefeitos do litoral estão preocupados
Já os nove prefeitos da Baixada Santista expressaram preocupação com o decreto de feriado da capital.
Eles reforçam ao governo paulista a necessidade de instalação de barreiras de orientação nas estradas e um reforço no policiamento.
Nesta sexta-feira (19), os gestores vão se reunir para discutir a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas na região.