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1º dia da DMEXCO 2024 destaca soluções de IA e crescimento da mídia de varejo

Digital Marketing Expo & Conference, em Colônia (Alemanha), discute as tendências do setor digital

Rafael Martins, direto da Alemanha

1º dia da DMEXCO 2024 destaca soluções de IA e crescimento da mídia de varejo
Koelnmesse

O primeiro dia da DMEXCO 2024 (Digital Marketing Expo & Conference), realizado na última quarta-feira (18) em Colônia, na Alemanha, reuniu milhares de pessoas para discutir as tendências do setor digital. Com mais de 900 palestrantes e 19 palcos de conteúdo, o evento destacou o papel crescente da inteligência artificial (IA) e da mídia de varejo no cenário global.

Como esperado, a inteligência artificial dominou a abertura do evento, cujo tema foi Prompting the Future. A DMEXCO trouxe à tona a importância da IA generativa para os negócios e a sociedade como um todo.

No discurso de abertura, Brendon Kraham, vice-presidente do Google, anunciou o lançamento do Gemini 1.5 Pro, uma ferramenta de IA generativa do Google com diversas melhorias. Ele enfatizou o compromisso da empresa em ajudar seus clientes a alcançar melhores resultados de vendas por meio de anúncios e otimizar o desempenho de suas campanhas.

Representando a Microsoft, James Murray e Amanda Richman apresentaram uma visão inovadora da IA, abordando-a como parceira das empresas, e não como concorrente. Eles destacaram o uso da IA para personalizar a interação entre consumidores e marcas, além de introduzirem o CoPilot, a nova ferramenta de IA generativa da Microsoft.

Daniel Hulme, Chief AI Officer da WPP, um dos maiores grupos publicitários do mundo, apresentou seis categorias de aplicação da IA generativa, de acordo com a visão da WPP. São elas: 

  • automação de tarefas
  • geração de conteúdo
  • representação humana
  • extração de insights
  • tomada de decisões complexas
  • aprimoramento de habilidades humanas

Hulme destacou que essas aplicações já estão sendo utilizadas pelos clientes do grupo para impulsionar o crescimento no mercado.

Além disso, o evento apresentou várias palestras sobre Retail Media, um segmento que está crescendo exponencialmente na Europa. Segundo Daniel Knapp, Chief Economist da IAB Europe, a Retail Media está crescendo quatro vezes mais rápido do que o mercado de mídia na Europa, com um aumento de 22,1%. As projeções indicam que esse mercado atingirá 22,3 bilhões de euros até 2026 e 31 bilhões de euros até 2028. Entre os temas mais discutidos nas palestras, destaco a importância da padronização e integração no setor, a necessidade de diversificação de formatos e fontes de receita, o uso correto de dados para uma segmentação mais precisa e a oportunidade para anunciantes não endêmicos.

Percebi que o evento deste ano está um pouco menor, com estandes mais modestos e sem a presença massiva dos gigantes do mercado. Amanhã será o segundo e último dia do evento, e volto com mais novidades diretamente de Colônia.

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