Três cidades de MG aparecem em ranking nacional de risco de desastres

O levantamento foi feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Luís Henrique Gonzaga*

BH tem aproximadamente 1.200 lares em situação de alto risco.
Divulgação;/CBMMG

O ranking dos dez municípios com o maior número de pessoas expostas ao risco de desastres no Brasil conta com três cidades de Minas Gerais, segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Belo Horizonte aparece em 4º lugar, Ribeirão das Neves, na Grande BH, em 7º, e Juiz de Fora, na Zona da Mata, aparece em 9º lugar. As três primeiras cidades são: Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Belo Horizonte tem aproximadamente 1.200 lares em situação de alto risco. Em 2022, a PBH realizou cerca de 2.400 vistorias pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e apontou a remoção preventiva de mais de 300 famílias.

O estudo foi divulgado após as fortes chuvas ocorridas que atingiram cidades localizadas no litoral norte de São Paulo na semana passada. Os temporais provocaram grandes tragédias devido às enchentes e deslizamentos de terra. Até essa sexta (24), 57 vítimas foram encontradas.
 

*sob supervisão de Victor Lobato

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.