Sobe para 24 número de mortes em MG durante o período chuvoso; só em Ipatinga foram 10 óbitos

Chuvas causam destruição e mortes no Vale do Aço; 56 municípios estão em emergência ou calamidade

Marcus Vinícius Pinheiro S.

Sobe para 24 número de mortes em MG durante o período chuvoso; só em Ipatinga foram 10 óbitos
Tromba D'água em Ipatinga, MG
Corpo de Bombeiros

Sobe para 24 o número de mortes em Minas Gerais durante o período chuvoso. Boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, nesta segunda-feira (13), contabiliza óbitos registrados no fim de semana em Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço.

Em Santana do Paraíso, a vítima é uma mulher, de 36 anos. Em Ipatinga, casas desabaram em diferentes bairros e 10 pessoas morreram soterradas. Entre as vítimas fatais estão um menino, de 8 anos, cujo corpo foi encontrado na rua Boston. Na rua Turim, foram mortas cinco pessoas da mesma família, sendo uma menina de 8 anos, três mulheres de 39, 48, 55 e uma idosa de 75. Em outra casa que desabou na mesma rua, uma idosa de 68 anos faleceu soterrada. Na rua Salomão, foi registrado o óbito de um homem, de 31 anos, e na rua Tucanuçu, o de uma mulher, de 69, e um homem, de 78 anos.

Hoje (13), o prefeito de Ipatinga vai publicado um decreto que permite pagar aos atingidos - que atendam aos critérios sociais - um salário mínimo “para ajudar a restabelecer o cotidiano”. No Estádio Ipatingão são recebidas doações. Em coletiva de imprensa, o prefeito ressaltou que roupas não são a principal necessidade no momento, sendo a prioridade lonas para cobrir taludes. O prefeito também pediu que os moradores que tiveram contato com a lama e esgoto procurem a estrutura montada no Ipatingão para se vacinar.

Em todo o Estado já são 56 municípios em situação de emergência ou calamidade pública devido às chuvas, com 279 desabrigados e 1.497 desalojados.

📰: Daniel Martins e Camila Madeira
📲: Marcus Vinícius Pinheiro S.*