Um tremor de terra de magnitude 2.9 na escala Richter foi registrado em Sete Lagoas, município da Região Metropolitana de BH. O tremor foi identificado nessa sexta-feira (29), pelo Centro Sismológico da Universidade Federal de São Paulo (USP).
Segundo a Defesa Civil Estadual, nenhum chamado foi recebido com em relação ao impacto e não houve registros oficiais de danos materiais ou humanos.
No entanto, representantes do grupo de trabalho criado pelo município para entender os tremores se reuniram em caráter de emergência no início da noite para avaliar a situação e definir os próximos passos.
Durate a reunião, foi destacado que não houve mudança de cenário em relação ao grau de risco, uma vez que ainda são eventos de baixa magnitude.
Uma solução apontada pelo grupo foi a instalação de mais estações sismográficas na região, visto que a mais próxima fica em Diamantina, a cerca de 150 km do local e a margem de erro pode variar de 5 a 10 km.
Com uma nova estação de monitoramento, seria possível registrar melhor o epicentro, mesmo de baixa magnitude, para trazer uma melhor compreensão do fenômeno.
A UFMG demonstrou interesse em uma parceria e se dispôs a fazer um orçamento para montar um centro de análise sismológica na cidade. O Município busca os recursos necessários para a viabilização do projeto.
*Sob supervisão de Hellem Malta