Receita combate fraude de R$ 200 milhões contra empresas de café

Mariana Reis*

Operação de combate a fraudes no ramo de café acontece em Minas, Paraná e Espirito Santo.
Reprodução

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (4) em Minas Gerais, Espirito Santo e Paraná duas operações de combate a fraudes milionárias no ramo do café. Chamada de “Operação Expresso”, o fisco investiga um prejuízo de R$ 200 milhões em omissão de impostos federais.

São 20 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas investigadas. Em Minas, são cumpridos em Varginha e Três Pontas, no Sul do Estado. O Ministério Público e a Secretaria de Estado da Fazenda também integram a operação.

De acordo com a Receita, transportadoras também participavam da fraude, levando o café do Espírito Santo para o Paraná com notas fiscais falsas. 

Os motoristas eram orientados a carregar e descarregar o caminhão em locais diferentes das origens/destinos indicadas nas notas e faziam a troca do documento ao atravessar de um Estado para outro.

Esse tipo de sonegação fiscal gera concorrência desleal, uma vez que a empresa fraudulenta cria condições para oferecer produtos com valores abaixo do praticado pelo mercado, prejudicando as empresas que pagam os tributos corretamente.

*Sob supervisão de Laryssa Campos 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.