A partir da semana que vem, o preço do pedágio vai dobrar na BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O reajuste foi publicado na edição dessa terça-feira (23) do Diário Oficial da União, com a justificativa da inflação de 4,14% entre julho de 2023, data-base da tarifa ofertada no leilão, e início da cobrança do pedágio.
Quem passa pelo trecho em um veículo de passeio paga hoje nas três praças de pedágio em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, na região Central do Estado, R$ 18,90. Com o aumento, o valor cobrado será de R$ 38,10. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entende que a cobrança mais cara do pedágio é uma forma de corrigir os valores e recompor a tarifa.
Fica mantida a decisão de não tarifar no pedágio motocicletas, motonetas, bicicletas moto, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático.
No início de julho, após a assinatura de concessão desse trecho da BR-040, realizado pela ANTT, junto à EPR Via Mineira, está previsto para o dia 9 de agosto a transferência de 100% dos serviços à empresa vencedora do certame.