A convite da Gerdau, maior produtora de aço do Brasil, a jornalista Mábila Soares foi a São Paulo conferir a coletiva de imprensa do Rock in Rio 2024, que vai acontecer entre os dias 13 e 22 de setembro, na Cidade do Rock.
O festival celebra 40 anos com um novo recorde histórico. O Palco Mundo será ainda maior, com 860 metros quadrados, 30 metros de altura, o equivalente a um prédio de 10 andares, e seis telões de LED. São aproximadamente 200 toneladas de aço, equivalente à fabricação de 400 carros divididos em 104 metros de largura, comparável a mais de duas piscinas olímpicas. Por lá passarão grandes nomes como Ed Sheeran, Cyndi Lauper, Evanescence, Joss Stone, sem falar no Palco Brasil, com grandes nomes da música nacional.
Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no Palco Mundo. A renovação da parceria marca a continuidade de uma união de propósitos iniciada no Rock in Rio Brasil 2022. “Pela segunda edição consecutiva, a Gerdau será o aço oficial do Rock in Rio Brasil. O mesmo aço que foi utilizado em 2022 será moldado e transformado em um novo Palco Mundo, dando mais uma vez visibilidade às pessoas que fazem parte da cadeia de reciclagem no País”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
A Gerdau possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo dados World Steel Association (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço.
Parceria com Chilli Beans
Outro grande anúncio feito na coletiva foi a parceria entre a Gerdau e a Chilli Beans para a criação de uma coleção inédita com óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024. A apresentação da linha foi realizada pelo embaixador da Gerdau no festival, o músico e compositor brasileiro Rogério Flausino, que se apresentará no evento no dia 21 de setembro.
Os óculos poderão ser comprados nos pontos de venda da Chilli Beans na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, durante o Rock in Rio Brasil 2024, ou pela internet, no site da empresa. O design homenageia a cenografia do Palco Mundo da edição comemorativa de 40 anos.
Impacto social
Na ocasião, também foi anunciado pelo CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, que para cada óculos da coleção exclusiva com a Chilli Beans que for vendido, a Gerdau irá doar 20% do valor para o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa segue com a atuação da Gerdau, em parceria com o Rock in Rio, a Fundação Volkswagen e a ONG Gerando Falcões.
O Favela 3D tem como objetivo impactar socialmente a vida das famílias que moram no Morro da Providência, nas áreas do Buraco e Sessenta, além de levar dignidade, digitalização e desenvolvimento às favelas do Brasil. A segunda edição irá somar forças para fazer a diferença na vida de 250 famílias, aproximadamente 1.800 pessoas, que vivem na região e serão beneficiadas pelas iniciativas, que fortalecerão o desenvolvimento social e a geração de renda, utilizando uma abordagem escalável e sustentável para a transformação na região. O objetivo é impactar 250 famílias em trilhas de qualificação profissional.
Programação Palco Mundo
13 de setembro: Travis Scott, 21 Savage, Ludmilla, TETO, Matuê e WIU14 de setembro: Imagine Dragons, One Republic, Zara Larsson, Lulu Santos
15 de setembro: Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey, Os Paralamas do Sucesso
19 de setembro: Ed Sheeran, Charlie Puth, Joss Stone, Jão
20 de setembro: Katy Perry, Karol G, Cindy Lauper e Ivete Sangalo
21 de setembro: Pra sempre Rock, Pra sempre Sertanejo, Pra sempre MPB e Pra sempre Trap
22 de setembro: Shawn Mendes, Akon, NE-YO e Luísa Sonza