Movimento popular faz campanha contra atividades mineradoras

O movimento Tira o Pé da Minha Serra lança uma estratégia para mobilizar a população em defesa da Serra do Curral

Redação

MOVIMENTO POPULAR FAZ CAMPANHA CONTRA ATIVIDADES MINERADORAS
Ernesto Lemes

O movimento Tira o Pé da Minha Serra lança uma estratégia para mobilizar a população em defesa da Serra do Curral. A mobilização se dá em prol da extinção de atividades mineradoras na Serra do Curral, um dos principais cartões postais de Belo Horizonte e Minas Gerais.

Recentemente a preservação da área foi mantida em decisões judiciais que proibiram a atuação de empresas como a Fleurs e Gute Sicht, além da suspensão da licença de operação da Tamisa. No entanto, a preocupação dos grupos ambientais segue, pois as medidas não são definitivas. O professor da UFMG e urbanista Roberto Andrés, um dos membros do movimento Tira o Pé da Minha Serra, afirma que a movimentação popular foi importante para as recentes decisões da Justiça que protegem a região, mas cobra uma ação do governo de Minas pelo fim das atividades mineradoras na Serra.

O evento organizado nessa segunda-feira (14) pelo Tira o Pé da Minha Serra representa a nova estratégia de articulação pela proteção da Serra do Curral. Participaram parlamentares, movimentos socioambientais, além de atrações culturais. Entramos em contato com o governo de Minas para um posicionamento sobre as reivindicações do movimento, mas ainda não tivemos retorno.
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.