Ministério da Agricultura determina recolhimento nacional de produtos da Bassar

Em Minas, sete cachorros já morreram após ingerirem petiscos supostamente contaminados

Lucas de Carvalho*

Os produtos com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado e o Dental Care
Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determina, nesta sexta-feira (02), o recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio, devido à suspeita de contaminação dos produtos para alimentação animal.  

A princípio os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado e o Dental Care. Já são 7 cachorros mortos em Minas Gerais após ingerirem os petiscos da marca, sendo que 6 mortes ocorreram em Belo Horizonte e uma em Piumhi, no Centro-Oeste do estado.

Segundo a delegada de Polícia Civil Danúbia Quadros, a situação é similar em outros estados. Caso os animais tenham ingerido esses produtos e apresentem sintomas como prostração, convulsões, diarréias e vômitos, a Polícia Civil recomenda, que além da procura por um veterinário, uma delegacia local deve ser comunicada.

Em nota, a Bassar afirmou que “funcionários do Ministério da Agricultura realizaram inspeção na empresa em diferentes ocasiões nos últimos dias e atestaram que a fábrica atende a todos as normas de segurança alimentar e de produção. Os laudos do MAPA comprovam ainda que não há contaminação na linha de produção”.

Além disso, a empresa ressaltou que não utiliza e nunca utilizou o etilenoglicol na fabricação de nenhum dos seus produtos e sim a substância propilenoglicol, que é um aditivo alimentar presente em alimentos humanos e de animais em todo o mundo. “A Bassar adquire esses insumos de empresas idôneas e devidamente registradas no MAPA. Em seus 5 anos de história, a Bassar Pet Food jamais passou por situação semelhante, se solidariza com a dor dos tutores e reforça a confiança nos processos de fabricação, além de reiterar que preza pela qualidade de seus produtos e pelo bem-estar e satisfação de seus clientes”.

*Sob a supervisão do jornalista Victor Lobato

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