Minas Gerais lidera o desmatamento da Mata Atlântica. É o que revela o Novo Atlas da Mata Atlântico, divulgado nessa quarta-feira (24), com dados entre outubro de 2021 e outubro de 2022, observados pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em todo o país, foram desflorestados 20.075 hectares do bioma, o que corresponde a 20 mil campos de futebol desmatados, ou 9,6 milhões de toneladas de gás carbônico lançados na atmosfera.
Mesmo com uma redução de 7% em relação ao período anterior, a área desmatada é a segunda maior dos últimos seis anos, e é 76% superior ao valor registrado entre 2017 e 2018, o mais baixo da série histórica, que foi de 11.399 hectares.
Completam o perverso TOP 5 Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Esses cinco Estados acumulam 91% do desflorestamento registrado.
Por outro lado, nove Estados registraram diminuição do desmatamento: Ceará, Goiânia, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
*Sob supervisão de Mábila Soares