Mais da metade dos brasileiros que utilizam ônibus no país estão optando por substituir o meio de transporte por outra opção. É o que aponta a pesquisa CNT Mobilidade da População Urbana, divulgada nesta quarta-feira (07)
De acordo com o levantamento, pouco conforto, falta de flexibilidade de horários e rotas, além do elevado tempo de deslocamento, são as principais explicações para o “abandono” dos coletivos.
A pesquisa mostrou que, nos últimos sete anos, os deslocamentos realizados no transporte coletivo tiveram participação reduzida em 18,1%.
Os ônibus continuam sendo o principal meio de transporte usado no país, com representatividade de 30,9% dos deslocamentos, mas, em 2017, essa taxa era de 45,2%.
Já o carro próprio, que é a segunda opção mais usada no país, subiu de 22,2% para 29,6% no mesmo período. A utilização de motos dobrou ao passar de 5,1% para 10,9%.
Na média geral, o carro próprio foi a primeira opção entre aqueles que afirmaram ter substituído os ônibus, seguido por andar a pé, serviços de aplicativos, moto própria e bicicleta.
Os ônibus continuam sendo o principal meio de transporte usado no país
Divulgação: PBH