O promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Belo Horizonte e coordenador estadual das Promotorias de Habitação e Urbanismo de Minas Gerais, Leonardo Castro Maia, venceu o Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Geografia e Geociências. O Jabuti é o principal prêmio de literatura do país.
Leonardo concorreu com o livro, Água e Conflitos Socioambientais: Tratamento no Serviço Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Em entrevista à Rádio BandNews Belo Horizonte, o promotor comentou de onde surgiu interesse no tema da obra: “No curso da minha atividade acadêmica eu acabei me interessando por esta temática, e cada vez mais aprofundando o estudo dos recursos hídricos desse território que é a bacia hidrográfica e dos conflitos relacionados à água.”
No livro, o autor cita o caso da transposição do Rio São Francisco, e também a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais sobre a necessidade de repasse aos comitês de bacia hidrográfica dos valores de cobrança dos recursos hídricos.
Na entrevista, Leonardo também comentou sobre a importância de receber este prêmio: “Para mim é uma felicidade muito grande, é um prêmio muito importante. O prêmio simboliza a persistência e a constância, a estabilidade no caminhar rumo ao objetivo.”
O promotor é integrante do Ministério Público Estadual desde 1998. Ele também é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental (WCEL), e da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).